Mundo Mulher

RODAS DE LEITURA VOLTA AO RIO DE JANEIRO APÓS CINCO ANOS

08/12/2010

· Projeto, que ocupou por 13 anos o CCBB, retorna no dia 13 de dezembro, na Biblioteca Nacional, com a participação do escritor Cristovão Tezza


· José Castello, Maria Hena Lemgruber e Bárbara Heliodora serão os próximos convidados


Depois de cinco anos, o projeto Rodas de Leitura volta ao Rio de Janeiro, no dia 13 de dezembro, na Biblioteca Nacional. A iniciativa, mensal e gratuita, ocupou o CCBB durante 13 anos, levando a deliciosos encontros com o público, autores e personalidades como Chico Buarque e Caetano Veloso. O primeiro convidado desta nova fase, que conta com o patrocínio da Oi, apoio cultural do Oi Futuro e realização do Estação das Letras e da Biblioteca Nacional, será o consagrado escritor Cristovão Tezza, que lerá o premiado livro O Filho Eterno, ganhador, entre outros, do Prêmio Jabuti, Portugal -Telecom, Bravo!Prime, APCA e o São Paulo de Literatura. Na ocasião, Tezza também lançará seu novo livro, Um Erro Emocional (Editora Record).

Os próximos convidados serão o jornalista José Castello e Maria Hena Lemgruber, em janeiro, com a leitura do livro Um Mergulho na Alice de Lewis Carroll, e Bárbara Heliodora, em fevereiro, com o livro Shakespeare Bem Humorado.

Durante os seus 13 anos no CCBB, novos autores, escritores consagrados, professores, críticos e especialistas ligados a universidades participaram do projeto sem que ele perdesse sua característica principal: ser uma reunião onde o propósito é a leitura, tratada, nesse caso, de modo muito informal.
“Não se trata de uma entrevista, palestra ou aula, mas de uma conversa orientada, uma chave de entendimento para conteúdos. Nessa conversa, o livro é apresentado ao público como protagonista insubstituível de compreensão da realidade e como um companheiro capaz de nos auxiliar na tarefa de vencer os tantos desafios que encontramos em nossa vida pessoal e profissional.” - diz Suzana Vargas, idealizadora e curadora do Rodas de Leitura.
“Nesta retomada em tempos de cultura virtual, os objetivos do Rodas de Leitura permanecem inalterados, pois o projeto reconhece na atividade leitora uma total independência em relação ao seu suporte, ou seja: virtual ou não, ler será sempre um modo de compreensão da vida e de nós mesmos, de aquisição de conhecimento, informação e autocrítica.” – completa a idealizadora.

Em 1993, quando o projeto teve início, o público chegou a ser de apenas 25 pessoas, mas ao longo de seus 13 anos, Rodas de Leitura teve um total de 220 mil espectadores em 800 ciclos. Suzana Vargas acredita que a leitura em voz alta e o acompanhamento pelo público com o texto na mão despertam o prazer de ler e que a simplicidade, informalidade e a integração perfeita entre autor e público através de um texto que é lido sem grandes aparatos - a não ser um microfone numa sala silenciosa -, seguido depois por um diálogo sobre o livro proposto explicam o sucesso do projeto, que também viajou para Brasília, São Paulo e outras cidades brasileiras.

Rodas de Leitura contou com nomes prestigiados como Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado, Ferreira Gullar, Sergio Sant'anna, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e Haroldo de Campos, além de atores, professores de literatura, filósofos e psicanalistas. Também participaram do projeto, que conta com um precioso acervo audiovisual desses encontros, Benedito Nunes, Roberto Schwarcz, Nicolau Sevcenko, José Miguel Wisnick, Jorge Amado, João Antônio, Dias Gomes, Lya Luft, Maria Clara Machado, Chico Buarque, Milton Hatoum, Carlos Heitor Cony, Ruth Rocha, Marco Lucchesi, Cleonice Berardinelli, Tony Bellotto, Eva Wilma, Cássia Kiss, e Cristóvão Tezza, que reabre a programação do projeto.
Em 2004, Rodas de Leitura teve sua versão internacional com autores de Angola, Moçambique, Afeganistão, Sérvia, Somália, Estados Unidos e vários países da América Latina, como Eduardo Galeano, Ahmadu Kourouma, Pepetela e Nurudhin Farah.


Sobre Suzana Vargas (curadora)

É poeta, autora de literatura infanto-juvenil, ensaísta e professora de literatura. Foi também pesquisadora da Biblioteca Nacional e co-editora da Revista Poesia Sempre. Em 1996, fundou a Estação das Letras, espaço que se destina à realização de cursos e oficinas na área de Literatura e à produção de eventos de leitura, seminários e palestras. Idealizou e coordenou as Rodas de Leitura e os Encontros Latino-americanos de Literatura no Centro Cultural Banco do Brasil e no Circuito Cultural Banco do Brasil. É curadora de diversos eventos nacionais e internacionais. Entre eles estão a Primavera dos Livros, a Arena Jovem, os Encontros de Profissionais do Ensino e o Espaço da Leitura FNDE/MEC nas Bienais do Livro do Rio de Janeiro e de São Paulo. Trabalha na curadoria do projeto Leitura em Ação, no Centro Cultural da Ação da Cidadania. Possui 16 livros publicados, entre poesia, literatura infantil e ensaio. Acaba de lançar a 6a edição de Leitura : uma aprendizagem de prazer (Ed. José Olympio).


PROGRAMAÇÃO


13/12/2010 (terça-feira) - Tema: O filho eterno e outras ficções por Cristóvão Tezza, com lançamento do novo livro do autor Um Erro Emocional(editora Record)

Local: Fundação Biblioteca Nacional – Auditório Machado de Assis

Endereço: Rua México, s/no – entrada pelo jardim

Horário: 18h

Grátis – senhas distribuídas 1 hora antes


Série Leituras Imperdíveis – programação:

10/01/2011 – Mergulho na Alice de Lewis Caroll por José Castello e Maria Hena Lemgruber

14/02/2011 – Shakespeare bem humorado: as comédias por Bárbara Heliodora


Andréa Drummond - deadrummond@yahoo.com.br

Mundo Mulher
Mundo Mulher
Mundo Mulher
box_veja